#Resenha - Jogos Vorazes

     Quando peguei a trilogia para ler esses dias, depois de muito tempo (quase um ano) que assisti o filme pensei: "vou ler por diversão, já sei o que acontece... mas vamos lá!" Bem, me dei um pouco mal pensando dessa forma, pois apesar do filme ser a cópia exata do livro sem nenhum furo ou acréscimo a escrita é maravilhosa! A fidelidade que os diretores do filme tiveram a saga, e o respeito pelo trabalho da Suzanne me fez sentir mais orgulho de estar tornando-me uma tributo (fã da saga). 
   O livro é contado da perspectiva de Katniss, a jovem e destemida garota do pior dos distritos de Panem, o 12. Tendo que sustentar sua pequena família sozinha, tendo em mãos apenas o arco e flecha e seu amigo Gale como companhia ela leva toda a carga e responsabilidade de ter que alimentar, cuidar, lidar com a vida mais que difícil lá e manter a cabeça erguida, tudo isso devido ao leve desequilíbrio de sua mãe (que ocorre desde a morte do seu pai, nas minas de carvão).  O dia da Colheita chega e Katniss, assim como Gale e o resto dos jovens do distrito se juntam tristemente na praça para que o nome do casal seja coletado e assim levado para a capital, tendo somente uma pequena fagulha de esperança de que um dia possa voltar para casa. 
     Confesso que antes deste momento o ritmo era leve e ansiei por mais logo, há livros que passamos todo o tempo ansiando pelo tal "mais" e ele nunca chega, mas este chegou rápido como uma das flechas de Katniss! Quando o nome de sua irmã mais nova (Prim) é chamado, ela se voluntaria e seguidamente Peeta aparece... Ai sim a coisa vira de outro mundo. Daí para frente você é arrastado para algo diferente, extravagante, cruel e voraz da Capital, e tudo vale a pena! A maneira um tanto melancólica e enraivada que a história é contada, as atitudes dos personagens (inclusive os coadjuvantes), a forma como tudo é superestimado para o entretenimento fútil da população das pessoas da cidade principal... Tudo isso mexe com o psicológico e deixa nosso senso de justiça alerta, apitando a todo momento, o que é ótimo. O melhor momento, com certeza, é a entrada incerta de Everdeen na arena e o rumo que as coisas vão levando desde o início, deixando-nos em dúvida e torcendo pela garota.

A amizade inesperada que ela faz, a perda não só desta, mas de todos, mesmo sem certo apreço por alguns só faz o ódio de Katniss pela Capital crescer e pensar no que foi lhe dito antes de entrar lá por Peeta.(Que tem atitudes totalmente contraditórias lá dentro e a deixa mais quente ainda). Logo quando é anunciado que dois do mesmo distrito podem vencer o jogo as coisas mudam completamente e a chama que estava apagada dentro dela se acende com força extraordinária, o que impulsiona a ansiedade do leitor para devorar o livro o mais rápido possível. Katniss encontra força e Peeta, finge um amor que não existe (pelo menos não ainda) encara desafios e engenhosamente consegue passar por cima das leis da Capital, é brilhante como o desfecho fica bem encaminhado para Em Chamas, (segundo livro da saga) e como Suzanne te prende neste mundo de "injustiça e voracidade" sem se esforçar muito, apenas colocando grandes reviravoltas bem boladas em cada frase intencionalmente. É brilhante, mal posso esperar para terminar de ler Em chamas e correr aqui para resenhar sobre! Então gente, espero que tenham curtido! Quem não viu o filme deveria, pois é ótimo! É isso, beijucas, xx!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Oi , eu li os Jogos vorazes e tô quase terminando Jogos vorazes - Em chamas , e eu estou tipo Super apaixonada pela trilogia , pelos personagens , pela história , resumindo por TUDO ! Adorei a resenha , parabéns . Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios, Danielle! Eu to louca pra terminar, mas semana que vem tem vestibular, eu realmente tenho que focar... Se não, já era hahaha!
      Beijão!

      Excluir
  2. Eu simplesmente AMO Jogos Vorazes! É, com certeza, a minha trilogia favorita! Tanto os livros quantos os filmes, são ótimos, o que é dificil de se acontecer hoje em dia né?
    Gostei da resenha ;)
    Beijo!

    http://quantaaudacia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré